Procuração online: a solução para muitos dos seus problemas

Uma procuração é um documento legal que concede a uma pessoa, ou entidade, o poder de agir em nome de outra pessoa numa ampla variedade de situações como transações financeiras, compras ou vendas de imóveis, cuidados de saúde, representação legal, entre outros e pode ser usada tanto em questões pessoais como empresariais.

Tradicionalmente, uma procuração é feita junto de um profissional – com competências para a prática do ato em causa – da sua área de residência, ou num consulado português, caso se encontre fora do país. Mas existem várias razões pelas quais alguém pode querer, ou precisar de fazer uma procuração online em vez de uma procuração física tradicional!

Como por exemplo:

  • Conveniência: Fazer uma procuração online é muito conveniente, pois pode fazê-la a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet, tenha Cartão de Cidadão português ou passaporte, Chave Móvel Digital e Assinatura Digital ativos. Ou seja, não precisa de se deslocar a um cartório notarial, ou consulado, o que pode poupar tempo e dinheiro.
  • Segurança: As procurações online são protegidas por protocolos de segurança que garantem que os seus dados pessoais estão seguros!
  • Rapidez: O processo de fazer uma procuração online geralmente é mais rápido do que uma procuração física tradicional, pois é feita através de uma videoconferência e não presencialmente, logo, consegue fazer uma marcação muito mais rapidamente! Pode preencher os formulários online e enviar a documentação necessária, em minutos, para estar tudo pronto para o ato notarial na videoconferência, que por sua vez também costuma durar breves minutos.
  • Custos: Regra geral, as procurações online tendem a ser mais baratas do que as procurações físicas, primeiro porque o processo de digitalização e armazenamento eletrónico é mais eficiente do que o processo de manuseio físico dos documentos, mas também porque, uma vez que não necessita de se deslocar, não vai gastar o seu tempo e o seu dinheiro em transportes, ou combustível!

No entanto, é importante lembrar que nem todas as procurações podem ser feitas online. Procurações que envolvem assuntos mais complexos, como assuntos de família, assuntos criminais, ou questões de saúde, por exemplo, podem exigir presença física, dependendo das circunstâncias específicas. Por isso, é recomendável consultar primeiro um profissional – como por exemplo um advogado – para avaliar as suas necessidades e determinar se é possível fazer a procuração online ou se é necessário comparecer pessoalmente.

Share