Os tipos de procuração que podem ser feitos online podem variar dependendo do assunto em questão.
Nem todas as procurações podem ser feitas online, pois existem algumas situações em que a sua presença física, como outorgante, e a do(a) procurador(a) é necessária, dependendo das circunstâncias específicas.
Aqui estão alguns tipos de procurações comuns que podem ser feitos online:
- Procuração para poderes gerais: Esta é uma procuração ampla que dá ao(à) procurador(a) poderes amplos para representar o(a) outorgante em vários assuntos, como lidar com transações financeiras, assinar contratos, comprar ou vender propriedades, entre outros.
- Procuração para fins específicos: Concede poderes específicos para o(a) procurador(a) agir em seu nome em relação a um assunto específico e nada mais para além desse assunto. Por exemplo, uma procuração pode ser criada especificamente para permitir que o(a) procurador(a) represente o(a) outorgante num processo judicial.
- Procuração matrimonial: Permite que o(a) outorgante autorize o(a) procurador(a) a representá-lo(a) no casamento civil, caso não possa estar presente no momento da celebração.
- Procuração para administração de imóveis: Dá poderes para o(a) procurador(a) gerir propriedades ou imóveis em seu nome, incluindo comprar, vender, alugar, ou fazer obras.
- Procuração para representação comercial: Permite que um(a) procurador(a) represente uma empresa em questões legais, financeiras ou administrativas, incluindo a assinatura de contratos e a tomada de decisões comerciais.
Algumas das procurações que poderão exigir a sua presença física incluem:
- Procuração para assuntos de família: Questões que envolvam a guarda de filhos, ou divórcio, podem ser sensíveis e complexas, exigindo que o(a) outorgante e o(a) procurador(a) estejam presentes para garantir que os interesses da família sejam devidamente representados.
- Procuração para assuntos de saúde: Algumas procurações que envolvam assuntos de saúde, como a decisão de desligar os aparelhos de uma pessoa em estado terminal, exigem que o(a) outorgante e o(a) procurador(a) estejam presentes e discutam a decisão com os médicos.
- Procuração para assuntos criminais: Em casos de crimes ou processos criminais, o(a) outorgante pode ser obrigado(a) a comparecer pessoalmente no tribunal para fazer a procuração.
- Procuração para representação diplomática: Em questões de representação diplomática, algumas nações podem exigir que o(a) outorgante, ou o(a) procurador(a) compareça pessoalmente no consulado ou embaixada.
É importante lembrar que, independentemente do tipo de procuração que escolher, é fundamental verificar se a procuração online é válida para as circunstâncias específicas do assunto que necessita tratar. Em caso de dúvidas, é sempre recomendável consultar um profissional – um advogado por exemplo – para determinar se é possível fazer a procuração que precisa online, ou se é necessário comparecer pessoalmente num cartório.