Assinar atos notariais pelo canal digital – como fazer?

A realização dos atos notariais online em breve será uma realidade e poderá, no conforto do seu lar ou do seu posto de trabalho, realizar uma procuração, um reconhecimento de assinatura ou até termos de autenticação de documentos particulares.

 

A realização de atos notariais online implica a utilização da assinatura digital.

Desta forma coloca-se a que questão:

  • como assinar digitalmente um documento com o Cartão de Cidadão?

A realização da assinatura digital poderá ser realizada de duas formas:

1. Com o Cartão de Cidadão, o qual exige a utilização da aplicação Autenticação.Gov, a qual pode obter da seguinte forma:

  • acede ao portal Autenticação.Gov.pt,
  • descarrega e instala a versão Autenticação.gov para computador.

2. Ou através da chave móvel digital da seguinte forma:

  • acede a https://www.autenticacao.gov.pt/web/guest/assinatura-digital/assinatura-digital-qualificada,
  • clica em “assinatura com Chave Móvel Digital pelo navegador web.”.

Depois de instalada a aplicação, e para assinar um documento PDF com o cartão do cidadão, deverá realizar os seguintes passos:

  • insira o Cartão de Cidadão num leitor de cartões,
  • abra a aplicação Autenticação.Gov,
  • clique em Assinatura,
  • adicione ou arraste o documento PDF para dentro da área de pré-visualização,
  • clique em Assinar com Cartão de Cidadão,
  • guarde o documento,
  • insira o PIN da assinatura (este código consta da carta de códigos PIN do Cartão de Cidadão) e clique em Confirmar.

Caso assine com chave móvel digital é apenas seguir os passos indicados no próprio site, os quais serão os seguintes:

  • introdução,
  • escolha de documento,
  • pré-visualização de documento,
  • detalhes da assinatura,
  • pedido de assinatura,
  • confirmação de assinatura,
  • download do documento.

E durante um ato notarial online como assino o documento?

A assinatura do documento será efetuada exclusivamente com a utilização de um certificado digital qualificado, nomeadamente do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital (CMD).

Os intervenientes e participantes:

  • acedem ao documento através da plataforma,
  • procedem à validação do mesmo,
  • realizam o procedimento de assinatura digital,
  • e por fim realizam o upload do documento assinado na plataforma.

Este procedimento irá repetir-se no mesmo números de vezes de quantas assinaturas forem necessárias.

O profissional que realiza o ato, irá assinar o documento no final do processo e somente após:

  • a recolha das assinaturas necessárias para realização do ato dos intervenientes/participantes,
  • e de validar a qualidade da gravação da sessão.

Adicionalmente a própria plataforma valida que o documento assinado não foi alterado entre as assinaturas realizadas.

Caso ainda tenha dúvidas como realizar a assinatura digital, assista o vídeo que lhe esclarece todas as dúvidas. .

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